A área central de interesse do Laboratório é o estudo do funcionamento e da modulação da atividade enzimática de inúmeras ATPases transportadores de íons em processos fisiológicos e patológicos em diferentes modelos biológicos:

        Ca2+-ATPase de membrana plasmática (PMCA) e de retículo endo-sarcoplasmático (SERCA);
        Na+,K+-ATPase;
        Na+-ATPase;  
        Cu(I)-ATPase.

O estudo do mecanismo molecular de funcionamento destas enzimas, assim como sua regulação pós-traducional, principalmente por fosforilação mediada por proteínas cinases, são investigadas em diferentes modelos experimentais, desde linhagem celular de células de rim de porco (LLC-PK1) e humanas (HK), até estudo de processos fisiopatológicos utilizando frações de membrana provenientes de rim, coração e vaso deferente de rato, além de fígado de rato e porco.

Uma linha de pesquisa onde o Laboratório de Físico-Química Biológica se destaca é na área de terapia celular, investigando os processos moleculares e celulares desencadeados pelo tratamento com células tronco em modelos de isquemia/reperfusão renal. A contribuição dos eventos ocorridos na mitocôndria são de grande interesse para o grupo, avaliando o acoplamento do transporte de elétrons e consumo de óxigênio pelas células renais após injúria e administração de célula tronco adultas.

O Laboratório vem se dedicando na compreensão das alterações bioquímicas, biofísicas e fisiológicas desencadeadas pela desnutrição alimentar, característica da região do Nordeste brasileiro. O impacto da desnutrição durante a gestação, lactação e ao longo da vida sobre processos fisiológicos, como controle da pressão arterial, fertilidade, sobrepeso e programação metabólica são de grande interesse do Laboratório nos últimos anos.

O papel fisiológico da ATPase transportadora do metal pesado cobre, que quando mutada é responsável por duas doenças humanas - Doença de Wilson e Síndrome de Menkes - é ponto central de outra linha de pesquisa do Laboratório, onde a análise de modificações funcionais da enzima, alterações na localização celular e modulação da atividade enzimática por hormônios são primordiais para colaboração estabelecida entre a pesquisa básica e clínica.

Entre as colaborações estabelecidas pelo Laboratório de Físico-Química Biológica, destaca-se a do Laboratório Intermediário de Biomembranas, Laboratório de Bioquímica e Sinalização Celular e Laboratório de Ecofisiologia e Toxicologia de Cianobactérias, todos do IBCCF. Fora do Instituto, mas dentro da UFRJ, o Laboratório de Físico-Química Biológica contribui com a Profa. Lucienne da Silva Lara Morcillo do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e Profa. Maria Chiara Chindamo, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCCF). Há colaboração com a Profa. Ana Durce Oliveira da Paixão do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e internacionalmente com Elisabeth Mintz e Martine Cuillel do Comissariat à l'Energie Atomique et aux Energies Alternatives (CEA-Grenoble), França.

Todos os projetos relacionados a estes temas são apoiados por diferentes financiamentos estaduais, federais e internacionais, tais como Universal/CNPq, Pronex/FAPERJ, Temáticos/FAPERJ, INCT/MCT, Cientista do Nosso Estado/FAPERJ, Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ, CAPES/PROCAD, entre outros.

Equipe

Chefe de Laboratório
Adalberto Ramon Vieyra

Docentes
Jennifer Lowe 
Rafael R. Hospodar F.Valverde

Pós-doutorandos
Hellen Jannisy Vieira Beiral
Humberto Muzi Filho
Paulo André Silva

Doutorandos
Clara Rodrigues Ferreira
Elaine Hilário de Souza
Fernanda Magalhães Ferrão
Juliana Dias Alves Pinto
Lindalva Layse de L. M. Vieira

Mestrandos
Dayana de Souza Freire
Luiza Helena Daltro Cardoso

Iniciação Científica
Jaíne Q.D.Barroso de Oliveira
Jarlene Alécia Lopes
João Filipe de Souza Martins
Maicon Landim Vieira
Priscila Fonseca Carneiro

Aperfeiçoamento científico
Cristiane dos S. L. Mesquita

Mestre
Alessandra Grau P. R. Janiques

PROGRAMA
Fisiologia e Biofísica Celular