São três as linhas de pesquisa estudadas em nosso laboratório com abordagens celulares e moleculares:

Papel dos gangliosídeos no desenvolvimento e regeneração do sistema nervoso.

Esta linha tem como objetivo estudar o papel dos gangliosídeos no desenvolvimento normal do sistema nervoso e na recuperação funcional após lesões. Os gangliosídeos constituem um grupo importante de carboidratos da membrana celular e têm sido envolvidos em vários processos celulares no sistema nervoso em desenvolvimento e no adulto.

Trabalhos recentes demonstram que a administração sistêmica de gangliosídeos em animais pode influenciar, favoravelmente, à recuperação de lesões nervosas, tanto centrais como periféricas.

Em estudos anteriores descrevemos o papel de gangliosídeos 9-0-acetilados em processos de migração celular e crescimento axonal. Nós demonstramos que, no sistema nervoso em desenvolvimento, estas moléculas apresentam uma distribuição seletiva, levantando a hipótese de estarem envolvidas em processos como o estabelecimento de projeções. No adulto, estes gangliosídeos estão presentes em subsistemas que apresentam plasticidade, como é o caso do sistema olfatório e em regiões neurogênicas em que são gerados novos neurônios. Tais substâncias podem, portanto, constituir importantes agentes no estabelecimento de conexões específicas durante o desenvolvimento e na regeneração de lesões no sistema nervoso. Uma das linhas de pesquisa em andamento no Laboratório tem por objetivo investigar os mecanismos pelos quais esses gangliosídeos exercem tais funções.

Papel do óxido nítrico durante o desenvolvimento do sistema nervoso:

Outro projeto em andamento tem por objetivo estudar a participação do óxido nítrico no desenvolvimento do sistema nervoso. Vários estudos recentes sugerem que o óxido nítrico estaria envolvido no estabelecimento e refinamento de projeções axônicas, durante o desenvolvimento do sistema nervoso e em processos de regeneração destas projeções. O nosso objetivo é investigar o padrão de distribuição espacial e temporal da enzima que produz óxido nítrico e correlacionar este padrão com períodos de estabelecimento e refinamento destas projeções durante o desenvolvimento. Em vários estudos mostramos que a enzima está presente durante o desenvolvimento de projeções topográficas e que sua distribuição intracelular é afetada pela atividade elétrica das aferências.

Terapias celulares em doenças crônico­degenerativas e lesões traumáticas do sistema nervoso:

Mais recentemente o nosso laboratório iniciou estudos com o objetivo de desenvolver protocolos de uso de terapias celulares em doenças e lesões neurológicas. Com este objetivo, duas linhas de pesquisa estão em andamento: o estudo da fisiologia das células tronco neurais adultas e a investigação do potencial terapeutico de células tronco de origem não neural, em modelos animais de doenças neurológicas. As doenças que estamos investigando nestes modelos animais são: isquemia focal (como modelo de acidente vascular cerebral isquêmico), isquemia global, lesão de medula espinhal, e lesão de nervos perféricos. Participamos ainda do estudo clinico fase I que visa avalias a segurança e exequibilidade da terapia celular com células tronco de medula óssea em pacientes com AVC isquemico na fase aguda. O nosso laboratório faz parte do Instituto do Milênio de Bioengenharia Tecidual e do Programa de Terapias Celulares da UFRJ.

Equipe:

Chefe de Laboratório
Rosalia Mendez Otero

Docentes
Marcelo Felippe Santiago
Pedro Moreno Pimentel Coelho
Wagner Monteiro Cintra

Pós-doutorandos
Fernanda Gubert Jasmin
Luiza Rachel Pinheiro de Carvalho

Doutorandos
Alane Bernardo Ramos
Almir Jordão da Silva Junior
Andréa Marins Damasceno Bomfim
Elisa Nicoloso Simões Pires
Felipe Lopes Brum da Silveira
Ligia Lins de Castro 
Louise Alessandra Mesentier Louro
Mariana Araya de Godoy
Michelle Bargas Rega

Mestrandos
Alvaro Carrier Ruiz
Gabriel Nascimento dos Santos

Iniciação Científica
Ana Beatriz Padilha de Figueiredo
Ana Luiza Bellot Decotelli Silva
Carlla Assis de Araújo e Silva
Carolina Viana Braga
Igor Bonacossa Pereira
Juliana Menechini Chan
Livian Rocha de Paula Silva
Luan Alves Tavares de Oliveira
Michelle Guimarães Furtado
Nicoli Cardoso Mortari
Renata Barros Leal
Soraia das Neves Vieira Cavalcanti

Técnicos
Felipe Melo Marins
Fernando C. Santana de Freita
Suelen Soares Sério

PROGRAMA:
Terapia Celular e Bioengenharia