A coordenação do projeto está sediada no Laboratório de Neurobiologia II do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ) com múltiplas interações com outros departamentos da UFRJ e da UFF e intercâmbios internacionais.

Interação Cerebral da Emoção, Visão e atenção

Nossa investigação está direcionada para as respostas psicofisiológicas à estimulação aversiva e à capacidade de regulação dessas respostas. Visamos estabelecer como as predisposições emocionais podem modular reações corporais a contextos estressantes em voluntários saudáveis, em pacientes com distúrbios psiquiátricos, e em indivíduos cuja profissão envolve situações de risco de vida. Também investigamos como e em que circunstâncias, a indução de um estado de afeto mais positivo é capaz de aumentar a resistência (resiliência) ao estresse. Pretendemos investigar os substratos neurobiológicos que conferem uma maior capacidade de enfrentar situações estressantes com conseqüências patológicas mínimas e extrair desse conhecimento dados que permitam propor estratégias de prevenção e de atenuação dos efeitos deletérios para a saúde.

Experimentos com paradigmas comportamentais e de neuroimagem funcional exploram a interação entre os sistemas emocionais e atencionais e os circuitos subjacentas à regulação da emoção. O efeito dos estímulos emocionais sobre o sistema somático, vegetativo, imune e endócrino está sendo investigado através de medidas de oscilações posturais, batimentos cardíacos, sudorese e concentração de imunoglobulina A e cortisol na saliva.

Aspectos cognitivos no controle da postura e dos movimentos voluntários

Simulação mental da ação

O sistema motor está envolvido não somente com a produção, mas também com a codificação dos aspectos representacionais do movimento, tais como o reconhecimento e aprendizado de ações através da observação e a capacidade de simulação mental de movimentos. Estudos recentes utilizando técnicas comportamentais e de neuroimagem confirmam a existência de forte paralelismo entre a imaginação e a execução de um determinado movimento.

Nosso objetivo é investigar capacidades cognitivas relacionadas ao planejamento e à execução de movimentos, utilizando técnicas comportamentais e fisiológicas tais como: a estabilometria, o potencial evocado motor, estimulação magnética transcraniana e a ressonância magnética funcional. Temos também investigado as bases funcionais da plasticidade sensório¬motora em humanos após lesões centrais e periféricas com auxílio destas metodologias. Este projeto conta com a colaboração de pesquisadores do Instituto de Ciências Cognitivas de Lyon, França.

Organização Anátomo-funcional do sistema somestesico de mamíferos.

O sistema somestésico é um sistema sensorial responsável pela detecção e processamento de diferentes categorias de estímulos incluindo o tato, dor, temperatura e a sensação de posição e de movimento no espaço. Sua organização e função têm sido acessadas através das seguintes abordagens:

  • Mapeamento eletrofisiológico para identificação das diferentes áreas de processamento cortical da informação somestésica;
  • Injeção de neurotraçadores nestas áreas corticais para o estudo das conexões cortico-corticais e de suas relações com o tálarno sensorial (estação de processamento subcortical);
  • Estudo da distribuição de neurônios reativos à NADPH-diaforase em áreas somestésicas do córtex;

Tais abordagens têm sido efetuadas em marsupiais, roedores e primatas, com o intuito de fornecer um quadro comparativo abrangente do ponto de vista filogenético que permita a inferência de características comuns da organização do sistema somestésico de mamíferos. Esta linha de pesquisa tem sido desenvolvida através de colaborações com a Universidade Federal do Pará e a Vanderbilt Universtity (EUA).

Equipe

Chefe de Laboratório
Eliane Volchan

Docentes
Claudia Domingues Vargas
João Guedes da Franca
Fatima Cristina Smith Erthal

Pós-doutorandos
Anaelli Aparecida Nogueira Campos
Filipe Braga
Rafaela Campagnoli
Ruben E. de Bittencourt Navarrete
Thiago Lemos de Carvalho
Vanessa Rocha Rego

Doutorandos
Andrei Mayer de Oliveira
Eduardo Furtado Martins
Maite Mello Russo
Maria Luiza Rangel

Mestrandos
Aline Furtado Bastos
Bia Ramalho
Lidiane Souza
Paula Esteves

Bolsista Técnico
Marcos Vinicius Monteiro

Iniciação Científica
Alessandro Antunes
Bárbara de Paula Pires
Debora Cristina L. da Silva
Márcio Luiz Nascimento Silva
Mariana Cruz
Mayara Alves
Natalia Braga Keher
Vanessa Cunha
Raïssa Lisboa

Técnicos
Jose Magalhães de Oliveira
Luis Bernardino

PROGRAMA: 
Neurobiologia